Chuva forte alaga bairros de Mogi das Cruzes e causa desabamento em Itaquaquecetuba.
Temporal provocou alagamentos em Jundiapeba, Brás Cubas e Santos Dumont. Defesa Civil registrou desabamentos e emitiu alerta para a região.

Uma chuva forte alagou diversos bairros em Mogi das Cruzes na tarde desta quinta-feira (8). Os municípios de Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba também registraram ocorrências por conta do temporal.
Em Mogi, as avenidas Líbia e Lourenço de Souza Franco, no distrito de Jundiapeba, ficaram totalmente tomadas pela água, que chegou à altura dos portões das casas.
A chuva também atingiu a produção de hortaliças do produtor rural Josias Barbosa de Moraes Filho, na Chácara dos Baianos. Ele contou que já havia perdido uma grande quantidade de verduras no Natal e Ano Novo por falta de comprador.
“Nós ficamos na roça com esperança boa, expectativa, mas infelizmente é isso aí”, lamentou. Devido à tempestade, uma árvore caiu na região, atingiu a fiação elétrica e bloqueou a rua.


A avenida das Nações no Jardim Aeroporto 1 e a avenida Austrália no Jardim Santos Dumont ficaram alagadas. O distrito de Brás Cubas e o Oropó também registraram alagamentos na tarde desta quinta-feira.
De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, a Defesa Civil está monitorando os alagamentos em Jundiapeba. Equipes estão nas ruas realizando reparos na rede de drenagem e serviços de poda. A Secretaria de Assistência Social foi acionada para o atendimento a uma família do distrito. A Defesa Civil pode ser acionada pelo 153 ou 199.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/I/b/AhJABPTMSHw6DTo6XhKg/alerta-2.png)
Defesa Civil emite alerta para cidades da região — Foto: Reprodução/Tv Diário
O alerta recebido pelo celular informava a possibilidade de chuvas fortes com raios, ventos e granizo em Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano. A chuva começou por volta das 15h.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/y/0/mFdcsRS9KeoOPCBd1xJw/whatsapp-image-2026-01-08-at-16.11.32.jpeg)
Árvore cai sobre fiação elétrica e bloqueia rua em Mogi das Cruzes — Foto: Josias Barbosa de Moraes Filho/arquivo pessoal
Em Ferraz de Vasconcelos a sirene de emergência foi acionada, após o registro acima de 80 milímetros de chuva em 24 horas, considerado estado de alerta. O município registrou 86,8 mm de chuva.
Segundo a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, equipes da Defesa Civil foram para as ruas do município e ficaram em diversos pontos orientando os moradores e fazendo o atendimento à população.
A população pode acionar a Defesa Civil de Ferraz de Vasconcelos pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
A estação de trem da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) da cidade ficou tomada pela água. O que dificultou a circulação dos passageiros pelo local.
De acordo com a CPTM, a operação na estação Ferraz de Vasconcelos, da Linha 11-Coral, ocorria normalmente na noite desta quinta-feira. As chuvas da tarde na Região Metropolitana de São Paulo não impactaram a circulação dos trens, e as equipes de limpeza atuaram imediatamente.
Em Itaquaquecetuba, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, houve o desabamento de uma casa que estava interditada na comunidade Brilho de Lua. O imóvel estava vazio.
Já na Vila Virgínia, a chuva causou o desabamento de um muro. Ninguém ficou ferido nas ocorrências. As equipes da Defesa Civil e dos Bombeiros fizeram atendimento nesses locais. A cidade registrou 65 mm de chuva e uma árvore caiu após ser afetada pelo temporal, no Jardim América.
Poá teve um acumulado de 47,4 mm, Suzano de 63 mm e Arujá registrou 23 mm.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/3/Z/UYr30jQGKLbZqRDsgB8g/whatsapp-image-2026-01-08-at-17.29.33.jpeg)
Imóvel inerditado desabou durante a chuva em Itaquaquecetuba — Foto: Comunicação Itaquaquecetuba
















