Aprova Itaquá abre 240 vagas gratuitas para cursinho pré-vestibular em 2026

Aprova Itaquá abre 240 vagas gratuitas para cursinho pré-vestibular em 2026

Programa amplia o acesso de jovens ao ensino superior; inscrições seguem até 30 de janeiro

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, está com inscrições abertas para o cursinho pré-vestibular Aprova Itaquá, que neste ano disponibiliza 240 vagas gratuitas para estudantes que desejam se preparar para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições seguem até 30 de janeiro e devem ser feitas por meio do formulário on-line (cutt.ly/Mtj2porM).

Com aulas nos períodos da manhã, noite e aos sábados, o programa garante mais flexibilidade e amplia o acesso de jovens à preparação para o ingresso no ensino superior. O período de matrícula dos candidatos selecionados será de 2 a 28 de fevereiro, e o início das aulas está previsto para 23 de fevereiro.

“O Aprova Itaquá é mais do que um cursinho, é um instrumento de cidadania. Nosso objetivo é garantir que jovens de Itaquá tenham condições reais de competir de forma justa nos vestibulares e no Enem”, destacou a chefe da pasta, Hadla Issa.

A lista com os nomes dos candidatos pré-aprovados será divulgada no dia 31 de janeiro e 1 de fevereiro nas redes sociais (instagram.com/projovem.itaqua). Os selecionados devem comparecer no dia agendado no ProJovem Itaquá, localizado na avenida Emancipação, 37 – Centro, munido do RG, CPF, declaração do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), inscrição no Cadastro Único para programas sociais, comprovantes de endereço recente e de escolaridade para análise da documentação.

“O Aprova Itaquá é um projeto que muda destinos. Ao oferecer preparação gratuita e de qualidade, estamos abrindo portas para que os jovens realizem o sonho da universidade e tenham mais oportunidades de futuro”, afirmou o prefeito Eduardo Boigues.

O conteúdo programático do curso é composto por aulas de biologia, química, física, matemática, português, redação, filosofia, sociologia, história e geografia. As aulas serão ministradas no ProJovem, com encontros durante a semana nos períodos matutino (8h às 12h30), noturno (18h às 22h) e integral aos sábados (8h às 17h30).

“Ampliar para 240 vagas é uma resposta direta à grande procura e ao compromisso da gestão em investir em educação como política pública de inclusão e desenvolvimento”, finalizou o secretário de Governo, Marcello Barbosa.

Rematrícula

Os estudantes que participaram do curso nos anos de 2024 e 2025 devem aguardar o período de rematrícula, que ocorrerá de 2 a 6 de fevereiro. A rematrícula será realizada por meio de formulário específico, diferente desse para os novos estudantes. As informações serão divulgadas em breve nos canais oficiais da prefeitura.