Buscas por crianças desaparecidas no Maranhão completam 15 dias com reforço da Marinha e uso de tecnologia avançada

Buscas por crianças desaparecidas no Maranhão completam 15 dias com reforço da Marinha e uso de tecnologia avançada

As buscas pelos irmãos Ágatha Isabelle, de 6 anos, e Allan Michael, de 4, desaparecidos em Bacabal (MA), completam 15 dias neste domingo (18). A operação foi reforçada com a chegada de 11 militares da Marinha, que chegaram à cidade no sábado (17) e começaram a realizar uma vistoria na área. Eles usam tecnologia avançada, como o side scan sonar, para localizar possíveis objetos submersos na água.

Com o apoio de lancha voadeira e motoaquática, as buscas continuarão no Rio Mearim e no lago. Segundo o Capitão Simões da Capitania dos Portos do Maranhão, a operação com o uso de tecnologia avançada começará na manhã deste domingo (18).

“O objetivo é otimizar as buscas realizadas pelos mergulhadores e bombeiros. O side scan sonar gera imagens detalhadas do fundo do rio, ajudando a identificar qualquer anomalia”, afirmou ele.

De acordo com a Marinha, o side scan sonar funciona como um "raio-X" do fundo do rio, destacando sua eficácia mesmo em águas turvas, independentemente da visibilidade. A tecnologia foi utilizada com sucesso em operações de resgate anteriores, como no caso do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek (Ponte JK), entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), e agora será empregada para localizar as crianças desaparecidas.

No sábado (17), a equipe da Marinha fez um reconhecimento da área para avaliar o local e planejar a operação de busca. O capitão da capitania, explicou ainda que, embora não haja uma metragem específica para a área, as buscas começarão no ponto de interesse identificado. “A partir do ponto que verificamos, começaremos a varredura e a otimização das buscas no leito e na superfície do rio”, disse o capitão.

Buscas por crianças desaparecidas  completam 15 dias com reforço da Marinha e uso de tecnologia avançada — Foto: Divulgação/ SSP

Buscas por crianças desaparecidas completam 15 dias com reforço da Marinha e uso de tecnologia avançada — Foto: Divulgação/ SSP

Na última quarta-feira (15), as buscas no lago da região foram intensificadas, e o Rio Mearim também passou a ser incluído nas operações. Imagens mostram a operação subaquática no rio, próximo à casa onde as crianças teriam passado. A operação recebeu reforço de outros estados na quarta-feira (14) com a chegada de sete bombeiros do Pará, com dois cães farejadores, e outros cinco bombeiros do Ceará também desembarcaram com mais quatro cães.

Crianças desaparecidas no Maranhão estiveram em casa abandonada

Mergulhadores da Marinha vão reforçar, a partir deste sábado (17), as buscas pelos irmãos Ágatha Isabelle, de 6 anos, e Allan Michael, de 4, desaparecidos em Bacabal, do interior Maranhão. A informação foi divulgada pelo governador Carlos Brandão.

Segundo ele, 11 militares participarão da operação, que contará com um side scan sonar, equipamento capaz de localizar objetos submersos em águas turvas ou profundas por meio de ondas sonoras. A operação também terá apoio de lancha voadeira e motoaquática.

O governador afirmou ainda que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem ampliado as ações em campo e nas rodovias para ajudar na localização dos irmãos. Segundo o Corpo de Bombeiros, as buscas terrestres já fizeram uma varredura em uma área de mata superior a 3,2 km².

Na última quarta-feira (15), as buscas no lago da região foram intensificadas, e o Rio Mearim também passou a ser incluído nas operações. Imagens mostram a operação subaquática no rio, próximo à casa onde as crianças teriam passado.

A operação recebeu reforço de outros estados na quarta-feira (14) com a chegada de sete bombeiros do Pará, com dois cães farejadores; outros cinco bombeiros do Ceará também desembarcaram com mais quatro cães.